quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Copa do Brasil

Finalista da Copa União, mas com a vaga na Copa do Brasil de 2013 já garantida, o Maranhão voltará a disputar a competição, considerada um atalho para a Libertadores, após cinco anos. Esta será apenas a sétima vez que o time atleticano irá disputar o torneio mais democrático do país. Apesar do pequeno número de participações na competição, o MAC é responsável pela melhor campanha de um clube maranhense no torneio, mas também tem como lembranças goleadas diante de cariocas e uma eliminação no STJD.
A última participação do Maranhão na Copa do Brasil foi em 2008, e o time não guarda boas lembranças daquela edição. O Quadricolor teve como adversário o São Caetano, e o jogo de ida foi realizada na cidade de Bacabal, no estádio Correão. O MAC perdeu por 2 a 1, resultado que garantia o jogo de volta, mas a presença de jogadores irregulares, que não estavam inscritos no BID, determinou a eliminação da equipe maranhense pelo STJD.
Antes de 2008, o Maranhão fez outra campanha breve, sendo eliminado no primeiro jogo, mas desta vez em campo, na edição de 2004. Diante do Botafogo, no Castelão, o time maranhense não conseguiu segurar os cariocas e foi goleado por 5 a 0, o que evitou a realização do jogo de volta, no Rio de Janeiro.
Apesar destes dois resultados negativos recentes, o Maranhão é o responsável pela melhor campanha do futebol maranhense na Copa do Brasil. O feito aconteceu em 2000, quando os atleticanos jogaram na primeira fase contra o Paysandu. No primeiro jogo, realizado em Belém, vitória atleticana por 1 a 0, e no jogo de volta, empate em 1 a 1, garantindo a classificação da equipe para a segunda fase.
Depois de passar pelo Paysandu, foi a vez de encarar o Fortaleza. O primeiro jogo foi em São Luís, e terminou com triunfo atleticano por 2 a 1, que garantiu a vantagem de jogar por um empate na volta. A igualdade foi justamente o que aconteceu no PV, garantindo a inédita classificação maranhense para a terceira fase, após o 0 a 0 com o Leão.
Depois de passar por rivais regionais, o Maranhão teve pela frente o seu maior desafio, contra o Fluminense. No primeiro jogo, realizado em terras maranhenses, os atleticanos seguraram o Tricolor das Laranjeiras e empataram em 1 a 1, o que significava para o Quadricolor, que teria que vencer o Flu, no Rio de Janeiro, para continuar a avançar na Copa do Brasil. Mas no Maracanã, os maranhenses não resistiram à força do Tricolor e foram goleados por 6 a 0, dando adeus da competição.
Com a elimiação somente na terceira fase, o Maranhão realizou dois feitos inéditos na Copa do Brasil de 2000.
Se a campanha de 2000 foi memorável para os atleticanos, o mesmo não se pode dizer das três campanhas anteriores, em 1994, 95 e 96. Em todas as oportunidades o Maranhão foi eliminado na primeira fase, diante do Remo em 94, Kaburé em 95 e Vitória em 96.

MAC x São Caetano em 2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário